top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

A influência de Peter Behrens na AEG

Até o inicio do século XX a estética era algo sem importância na produção industrial, priorizando apenas a funcionalidade, e assim, havia pouca harmonia entre forma e função. Essa realidade mudou em 1907, quando Peter Behrens foi nomeado consultor artístico da AEG.

Foi a criatividade de Behrens que primeiro estabeleceu o conceito de "identidade corporativa", tornando-se a primeira pessoa a criar logótipos, material publicitário e publicações da empresa com um design coerente e único.

A mudança de paradigma que Behrens aplicou na AEG foi baseada na noção de desenvolver aparelhos domésticos combinando estética com a função específica do objeto. Segundo Behrens “Design não é sobre as formas funcionais de decoração, é sobre a criação de formas que estejam de acordo com as características do objeto e que mostram novas tecnologias como vantagem ”.

Antes de Behrens, a AEG tinha contratado um famoso arquiteto alemão, Franz Schwechten, que projetou algumas fábricas e edifícios da empresa, além de um logotipo altamente ornamentado com ornamentos floreados.

Após Schwechten, no inicio do século XX, Otto Eckermann desenhou um logotipo da empresa estilizado com base na Art Nouveau.

Behrens projetou quatro logotipos para a AEG. O primeiro é basicamente uma simplificação do logotipo de Schwechten, retirando os ornamentos floreados, tendo ficado só com as iniciais.

O segundo logo foi projetado em 1908 e, se comparado com o primeiro, tem mais a ver com a forma do que com a escrita, sendo envolvido por uma elipse formada pela letra g e respeitando os princípios de simplicidade do designer, no entanto, foi usado por pouco tempo.

No mesmo ano, Behrens projetou o mais famoso logotipo da AEG, trata-se de uma figura hexágona, semelhante a um favo de mel, contendo as iniciais da empresa, funcionando como uma metáfora que relaciona a complexidade e a organização de uma corporação do século XX a uma comeia. Essa nova marca foi aplicada a edifícios, material de escritório, produtos e artes gráficas da empresa.

O último logo, desenhado em 1912, trata-se das iniciais, na fonte que o designer criou só para a empresa, chamada Behrens Antiqua, inseridas em um retângulo. Esta imagem mantém-se praticamente inalterada hoje, apesar de o retângulo não ser tão utilizado, e as letras serem utilizadas tanto na cor preta como no vermelho, provando a importância e influência que Behrens exerce até os dias atuais.








(Logotipo de Behrens)









(Logotipo Atual)

bottom of page